Campanha de protecção das Tartarugas Marinhas em São Vicente e Santa Luzia

0
175

De Maio a Novembro de cada ano, as Tartarugas Marinhas regressam às praias de Cabo Verde para desovar e é neste período que muitas organizações não-governamentais realizam a campanha de protecção nas praias de nidificação de tartarugas marinhas, com a montagem de acampamentos nas praias de desova, envolvendo centenas de voluntários.

Nas ilhas de São Vicente e Santa Luzia, a Biosfera 1, a associação para a defesa do ambiente, que trabalha pela conservação de espécies costeiras e marinhas têm sob a sua responsabilidade a monitorização de algumas praias em São Vicente e de todas as praias de Santa Luzia, como explicou à RFI a coordenadora do Programa de Tartarugas Marinhas da Associação, Biosfera 1, Jandira Durão.

Em média, são 5 voluntários que ficam a monitorizar as praias com ninhos de tartarugas marinhas, das 17h00 até às 7h00 da manhã, evitando a predação de cães e do próprio homem.

A associação ambientalista Biosfera 1 tem apostado numa campanha de sensibilização.

Actualmente através das redes sociais têm a circular um spot sobre a protecção das tartarugas marinhas, apelando os cidadãos para colaborar na protecção dos répteis pré-históricos que habitam no planeta Terra há mais de 100 milhões de anos.

A Biosfera 1 assegura que a Linha Verde SOS Tartaruga foi criada para que todos possam participar activamente da fiscalização das tartarugas marinhas

Ainda na ilha de São Vicente, há a Associação Terra Terra, que realiza campanhas de protecção das tartarugas marinhas de Maio a Novembro, nas praias de Laginha, Lazareto, Flamengo e São Pedro.

Paulo Nobre, vice-presidente da Associação Terra Terra e coordenador de campanha de protecção da das tartarugas marinhas da ONG, afirma que o maior problema para realizar o seu trabalho é a falta de financiamento.  Paulo Nobre confirma que este ano há menos tartarugas marinhas a procurar as praias para desovar.

Para além das associações Terra Terra e Biosfera, na ilha de São Vicente a associação dos pescadores de Salamansa e Ponta de Pom realizam a campanha de protecção nas praias de nidificação de tartarugas marinhas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui