Porto Mosquito: Festival do Peixe promove “consumo sustentável e responsável”

0
63

Apoiar os pescadores locais e promover o consumo responsável de peixe é o objectivo do “Festival de Peixe”, promovido pela Associação para a Defesa do Ambiente e Desenvolvimento (ADAD), na localidade de Porto Mosquito.

A actividade, nesta localidade piscatória do interior da Ribeira Grande de Santiago, insere-se no âmbito do Projecto “Do Mar ao Prato”, e é referenciada como “uma celebração da cultura local, da sustentabilidade e da riqueza dos recursos marinhos de Cabo Verde”.

A coordenadora dos projectos da ADAD, Ana Gonçalves, disse que se pretende com o “Festival de Peixe” criar uma cadeia de valores, pelo que os pescadores foram já contemplados com uma formação de higiene e segurança, microcrédito e metodologias para se organizarem em cooperativa e seguimento dos requisitos para uma pesca sustentável.

Com este projecto, espera-se que os peixes cheguem directamente do Porto Mosquito para os hotéis e consumidores na Cidade da Praia e Cidade Velha em forma de cabazes de melhores qualidades, obedecendo os padrões para a captura e, ao mesmo tempo, dar combate à sub-pesca em Cabo Verde.

“Nós sabemos que há peixes menos consumidos e que não são servidos nos hotéis. Queremos promover o consumo destes tipos de peixes sazonais como o bidião, a cavala de entre outros tipos como o gato que são pescados, mas não são confeccionados nos hotéis”, explicou Gonçalves.

Os beneficiários do projecto, designadamente pescadores de Porto Mosquito e da Cidade Velha, observou, estão a receber uma formação na Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde, para um maior aprendizado sobre as formas de confeccionar estes peixes, visando torná-los mais atractivos, e ao mesmo tempo aprenderem as técnicas de produzirem a farinha de peixe.

Além de uma variedade de peixes frescos postos à venda, o “Festival de Peixe” está a ser marcado pela degustação de selecção de pratos de peixe preparados pelos formandos, para garantir uma experiência gastronómica única e músicas ao vivo com DJ, artistas locais e apresentações das tradicionais batucadeiras.

O Projecto “Do Mar ao Prato” é uma iniciativa liderada pela ADAD, em colaboração com a Universidade de Aveiro (Portugal), entre outros parceiros e tem o principal objectivo de revitalizar as cadeias locais de abastecimento de peixe, promovendo a pesca sustentável e responsável.

Para alcançar esse objectivo, o projecto visa desenvolver e testar o conceito de “Cabaz de Peixe”, uma estratégia inovadora que cria uma cadeia de valores desde o mar até ao prato, valoriza a pesca artesanal, diversifica a oferta de peixes e cria um mercado sustentável para espécies menos populares.

O projecto busca, ainda, sensibilizar os consumidores sobre a importância do consumo responsável de produtos do mar, mediante a promoção de uma cultura de consumo consciente.

Esta iniciativa mereceu a satisfação do secretário da Associação dos Pescadores, Armadores e Peixeiras de Porto Mosquito, Admilson de Barros, alegando que a baía de Porto Mosquito conta com um total de 78 pequenas embarcações de boca aberta e que todos os que do mar vivem já estão sensibilizados para a protecção do mar e do ambiente que os rodeiam, nesta reserva natural.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui