Low Cost Low Quality?

0
711
Low Cost Low Quality

Na sequência da implementação de tarifas aéreas Low Cost, que mais não são do que técnicas de gerir capacidade, tempo, pessoas, , oportunidades, emoções, às quais não estávamos habituados, formou-se, como consequência, um novo perfil de turista, que se identifica por tudo querer conhecer, de tudo querer usufruir, gastando o mínimo possível, sem assumir grandes compromissos, e fugir aos riscos.

No começo, funcionando como bolsa de oferta e procura de casas, com o objectivo de um proprietário de uma casa de Penafiel ficar alojado gratuitamente numa casa em Pensylvannia, por exemplo, tal como acontece desde os anos 70 com o RCI –  Troca de Férias, surgiu a Homeaway e mais recentemente a AirBnB.

A pura troca de férias a custo zero depressa foi substituída pela rentabilização da própria casa  na totalidade, ou de um anexo ou de um quarto.

Oriundo de uma coisa que não é só Turismo de Habitação e Turismo Rural, nem Pensão, nem Aparthotel, apareceu, com legislação regulamentadora própria, os estabelecimentos  AL-Alojamento Local, nas modalidades Estabelecimento de Hospedagem, Moradia e Apartamento.

O legislador olhou mais o aspecto estrutural do edifício e não para o aspecto emocional do turismo:

Falta uma figura que poderia ser chamada “Alojamento em família” no caso em que os donos dispensam parte da sua casa, e com os turistas co-habitam e servem-lhes pequeno-almoço e refeições, por vezes.

Sendo uma moradia ou vivenda ou apartamento, para uso total do hóspede, é uma inverdade afirmar que é servido pequeno-almoço quando é o hóspede que tem de fazer o café, aquecer o leite, fazer o chá, o sumo, a torrada, etc., tendo o proprietário, compotas apenas deixado uns biscoitos, croissants compotas, pacotes de leite e capsulas de café consoante o numero de noites que a estada vai durar.

Luís Gonçalves

……

Nota1 : Sobre a importância e curiosidades recentes “falaremos” daqui a dias.

Nota 2: Este texto não respeita, deliberadamente, o novo acordo ortográfico, porque entendo que a etimologia da palavra é a raíz que sustenta a história de uma língua.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui