USAID aprovou a candidatura da Associação de Saúde de Cabo Verde

0
304

Na sequência do Fórum Plataforma Internacional de Saúde realizada na cidade da Praia no mês de Julho de 2020, nasceu a ideia da criação da Associação de Saúde de Cabo Verde. A Mellyiue Marketing & Technology apresentou uma candidatura a USAID/West África para a criação e incubação da Associação de Saúde de Cabo Verde, da qual a CEO & Founder, Melissa Inocêncio é a uma das fundadoras desta Associação dos Privados da Saúde em Cabo Verde em conjunto com os médicos Nuno Martins, José Martins e Francisco Amado.

Esta candidatura/proposta foi submetida ao Programa Grant da USAID que aprovou a candidatura para a próxima fase do processo do concurso, na qual os finalistas são convidados a participar num workshop técnico de cocriação entre si e juntamente com a USAID, intensivo durante três dias (de 1 a 3 de Dezembro do corrente ano de 2020), conforme a comunicação da USAID.

O Programa Grant é destinado à incubação / estabelecimento de “associações eficazes, confiáveis e sustentáveis” na Costa Ocidental Africana.

Como sabem, uma associação do sector privado da saúde, que unifique o sector privado da saúde por ilha e a nível nacional, e por seu intermédio o fortifique, é uma das bases fundamentais e um dos primeiros passos à implementação da Plataforma Internacional de Saúde. Permitindo ao sector privado dar a resposta que será necessária a essa iniciativa e beneficiar-se da mesma, em toda a sua potencialidade.

Além de que, uma associação de saúde é a porta de entrada direta à cooperação com o sector privado organizado da saúde nomeadamente no nosso continente. Através, por exemplo, da sua integração na rede da West Africa Healthcare Federation (FOASPS) e, por seu intermédio, na da Africa Healthcare Federation. Trazendo novas e fortes oportunidades, e consolidando, por um lado, a credibilidade de Cabo Verde e fomentando, por outro, a cooperação, já iniciada, com a Organização Mundial da Saúde, a União Africana, a NEPAD (Agência de Desenvolvimento da União Africana), no sentido de se transformar Cabo Verde numa Plataforma Internacional de Saúde.

De realçar o envolvimento da Africa Healthcare Federation, por intermédio do seu Presidente, que igualmente já recebeu a boa notícia e reafirmou a continuidade da cooperação com a Associação de Saúde de Cabo Verde, nomeadamente nesta jornada de criação, incubação e integração da «Associação de Saúde de Cabo Verde» e da construção da «Plataforma Internacional de Saúde» em Cabo Verde.

Vale destacar o forte empenho e o imprescindível contributo dos três Médicos e empresários do sector privado da saúde que integram a equipa fundadora da Associação.

É com regozijo que a Drª Melissa Inocêncio recebeu esta comunicação da USAID, que em breves palavras disse que “ Estamos a avançar e vamos continuar, rumo à Plataforma Internacional de Saúde em Cabo Verde e a um novo horizonte.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui