Onze pequenas unidades de alojamento turístico já foram certificadas no País

0
631

O ministro da Indústria Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, disse à Inforpress, no Mindelo, que onze unidades de alojamento turístico em Cabo Verde já foram certificadas com o “selo de qualidade” no âmbito do programa de certificação.

Alexandre Monteiro falava após entregar um certificado à Casa Café Mindelo, que está entre as onze unidades de um grupo de 70, a nível nacional, que beneficiaram de assistência técnica.

Segundo o ministro, o Programa de Certificação para Pequenos Alojamentos Turísticos – Selo da Qualidade, enquadra-se no Projecto de Competitividade para Desenvolvimento do Turismo (PCDT) e é implementado pelo Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual (IGQPI).

“É um programa de certificação no âmbito da qualidade, digamos, no âmbito do sistema de gestão da segurança sanitária dos alimentos e que hoje é muito importante para o País, sobretudo no contexto em que vivemos, mas também da qualidade na prestação de serviços e dos pequenos alojamentos turísticos que também ajudam o País na qualificação da sua oferta turística” explicou.

O programa, adiantou o governante, inclui também a implementação de uma rede nacional de laboratórios, porque, salientou, “é importante a avaliação da conformidade em alguns casos, sobretudo quando se trata da conformidade de produtos e ensaios laboratoriais”.

Conforme a mesma fonte, vão actuar no processo de certificação na área de segurança sanitária dos alimentos, que abrange todo o sector alimentar, e também na prestação de serviços.

“Temos vários laboratórios no País dispersos, mas, neste momento, cerca de dez manifestaram interesse em integrar essa rede e esse programa vai actuar não só no sentido da formação, mas também na disponibilização de equipamentos importantes para os ensaios necessários no processo de certificação”, clarificou.

Segundo Alexandre Monteiro, nessa estratégia também inclui a formação e capacitação de técnicos laboratoriais, através da qual já formaram mais duas dezenas de técnicos laboratoriais, e ainda a disponibilização de equipamentos técnicos e materiais.

“Estamos progressivamente a desenvolver as infraestruturas de qualidade do País e num pilar importante que é a avaliação de conformidade”, sentenciou.

O Programa de Certificação para Pequenos Alojamentos Turísticos – Selo da Qualidade é implementado pelo Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual, (IGQPI), em articulação com o Instituto do Turismo de Cabo Verde (ITCV) e financiado pelo Banco Mundial (BM).

Em São Vicente, o ministro da Indústria Comércio e Energia também entregou equipamentos ao Laboratório de Produtos de Pesca, na Cova de Inglesa, que integra a rede de laboratórios de suporte à certificação do IGQPI, visitou a delegação da Inspecção Geral das Actividades Económicas (IGAE) e a câmara municipal da ilha.

Neste sábado tem previsto um encontro com os produtores de grogue, no Centro Agrícola de Afonso Martinho, entrega de equipamentos laboratoriais e de certificados a pequenos alojamentos turísticos entre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui