Ilha do Maio uma das pérolas do arquipélago

É obrigatório visitar Maio

0
3722
Escapadinhas ilha do Maio

Uma das ilhas mais orientais do arquipélago de Cabo Verde e a mais plana e também a mais antiga. Localizada ao sul da Ilha de Boa Vista e a Leste de Santiago. É conhecida pelas suas praias de areia branca e uma grande floresta, pouco comum no país, que contrastam com as acácias e algumas plantações de palmeira, criando vários oásis verdejantes.

É obrigatório visitar Maio, onde está reservado surpresas naturais, como a extensa salina, entre o aeródromo e a Vila do Porto Inglês a principal localidade da ilha a sudoeste. Também existe outras localidades de referência como Barreiros, pelo pitoresco das cores das suas casas, que também merece uma visita. A nordeste podemos sentir mais humidade e é também a região mais fértil, com campos de cultivo de produtos hortícolas, que nas épocas de chuva abastecem a capital.

A actividade económica principal dos seus habitantes é a pesca e a pastorícia. Mas Maio pode transformar- se numa atracção turística de importância para a economia da sua comunidade, bem como de Cabo Verde. A semelhança com Boavista e Sal, a Ilha do Maio é plana com o mar com areias brancas, águas cristalinas com uma temperatura que convida a um mergulho. As areias são trazidas pelos ventos a partir do deserto do Saara o que faz com que estas praias sejam escolhidas pelas tartarugas para fazerem a desova anual, o que se revela de grande interesse turístico.

As praias mais frequentadas e com mais destaque são a Ponta Preta, Pau Seco e Porto Cais. A fauna marítima é rica e fabulosa propícia para a pesca e mergulho de profundidade. Nesta ilha tudo ainda é virgem, com praias desertas e atractivas para desenvolver projetos turísticos, tendo como referência a zona da Baía de Calheta onde o mar é calmo. Os produtos do mar são atractivos à uma gastronomia rica em mariscos e também a tranquilidade da Ilha promovem projetos turísticos que estão a surgir nesta ilha. Entre Julho e Agosto pode-se apreciar a visita das tartarugas marinhas nas praias, como também aves interessantes com destaque para as aves raras do mar do norte da Ilha do Maio.

Uma ilha muito isolada durante muitos anos, está a sair do isolamento e está a transformar-se num lugar perfeito para desfrutar de longos passeios ao longo das praias desertas e das salinas. Aqui ainda não chegou o Turismo All Inclusive e por isso há condições de criar outro tipo de turismo mais sustentável e mais apetecível ao turismo interno e externo. Por ser uma ilha dotada de produtos do mar por excelência, a especialidade gastronómica é Caldeirada de peixe servida com lagosta e garoupa. O seu queijo de cabra é fabuloso, genuíno com um sabor peculiar e é servido ao pequeno- almoço como fonte de proteínas e nas sobremesas acompanhado de doce de papaia, marmelada ou goiabada, ou simplesmente em pudim de queijo.

Prémio de cinemaPara além do mar e sol, a Ilha do Maio oferece as suas maravilhas ao conhecimento de quem as visita. As maravilhas naturais desta ilha são o Monte Penoso, Dunas de Morrinho, Praia de Beach Rocha, Perímetro florestal de Terras Salgadas e Salinas do Porto Inglês, cidade principal da Ilha, conhecida por causa de numerosos navios britânicos naufragados que antigamente atracavam na ilha transportando o sal.

A Ilha do Maio convida também a visitar o seu Castelo construído no século XVIII para defender a ilha dos ataques dos piratas. Os maienses, convidam a visitar Maio, a investir nesta ilha em que tudo está ao natural e a espera de grandes projetos turísticos. O turismo de Maio necessita de uma infraestrutura portuária e de transportes marítimos regulares e com qualidade para que a Ilha se transforme numa estância balnear da Ilha de Santiago pela proximidade e uma oferta turística a nível mundial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui