URDI 2020 – 22 Municípios 1 Rede Nacional

O maior evento cultural organizado em Cabo Verde em 2020

0
461

A URDI – Feira de Artesanato e Design de Cabo Verde organizado anualmente entre os meses de novembo e dezembro, pelo Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAAD), tutela do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, é o maior certame nacional dedicado às Artes, Artesanato e Design.

Segundo o Diretor do CNAAD, Dr. Irlando Ferreira, nesta edição da URDI 2020, a principal tarefa do CNAAD e de toda a equipa foi fazer com que o artesão e o público tivessem uma interligação. Queriam que a URDI acontecesse em todas as ilhas, em todos os municípios, criando um circuito entre os artesãos que preparam os seus ateliers, as suas casas e oficinas para receberem o público que os vai visitar, para adquirir e conhecer mais dos seus trabalhos e aprofundarem mais um pouco sobre o que é o artesanato de Cabo Verde. “Trouxe uma maior valia que é a possibilidade de nós fazermos a URDI em todas as ilhas através dessa rede, o centro da feira é no Mindelo, mas ela acaba por acontecer em quase todos os municípios de Cabo Verde. – defendeu Irlando Ferreira”

Nesta 5ª edição, a URDI contou com a participação de cerca de 187 artesãos a nível nacional e dezenas de artistas, criadores, designers, arquitetos, videomakers, músicos, escritores, educadores, pensadores e produtores culturais de Cabo Verde e de outros cantos do mundo como Portugal, Moçambique e Brasil.

A URDI 2020 homenageou o Mestre João Fortes, pelo seu contributo no desenvolvimento da arte e do artesanato nacional, através da sua obra e enquanto professor e formador do CNA (anterior Centro Nacional de Artesanato).

O tema desta 5ª edição foi EQUILÍBRIO – Ecologia e Criatividade, escolhido na URDI 2019 e que “ganhou particular relevância neste contexto do COVID-19, que apela para a capacidade de enfrentar este desafio global. Assim, a URDI ganhou novos moldes, descentrando as ações por todas as ilhas – 22 Municípios 1 Rede Nacional – convidando o público a visitar, conhecer e adquirir o trabalho dos artesãos nos seus espaços e oficinas, integradas na Feira.”

A Turimagazine acompanhou de perto esta edição, que teve um maior impacto mediático nacional através da parceria com a RTC – Rádio Televisão Cabo-verdiana : TCV e RCV.

O projecto de comunicação TV URDI, com 12 episódios que retratam as atividades realizadas, o processo criativo e relatos de personalidades do ecossistema cultural e criativo nacional que fizeram parte desta edição, foi um importante veículo de disseminação de informação e sobretudo de consciencialização da importância da valorização do artesanato, da arte e do design  no contexto cultural e turístico de Cabo Verde.  

Um trabalho realizado durante todo o ano por uma vasta equipa, que resistiu a todos os choques desta crise pandémica, conseguindo com resiliência, criatividade e visão estratégica a conjugação de um roteiro de atividades que marcaram a 5ª edição da URDI:

  • Concurso de Design Nacional: “Lossguia – Mar na Criação”, envolveu designers, artesãos, arquitetos e artistas que ”inspirados no mar e suas diversas relações com o Ser Humano,  foram desafiados a apresentar novas perspectivas desta imensidão que cerca Cabo Verde.” A peça “Marra” de Inês Alves venceu o concurso.

Salão de Design Created in Cabo Verde: realizado no Centro Cultural do Mindelo apresentou os resultados do Concurso de Design Nacional e da Fonténha Residência Criativa e a Exposição de Homenagem ao Mestre João Fortes.

  • Fonténha Residência Criativa: realizado na localidade de Fontainhas, ilha de Santo Antão, juntou artistas e criadores para fazerem uma reflexão do papel da arte nas comunidades – “Como é que o discurso criativo pode agregar valor a um território” este foi o fio que conduziu aos caminhos de Fonténha e deu abertura ao segundo painel das Grandes Conversas 2020. “Pela voz do colectivo, mais do que a beleza da segunda aldeia com a vista mais bonita do Mundo, Fontaínhas revela uma essência única e peculiar, revela resistência de uma localidade que além da beleza passa por vários desafios. Desafios que se prendem no tempo e que trouxeram nova dimensão temporal aos artistas que por lá estiveram. Novos questionamentos do ser e estar cabo-verdiano.”
  • Grandes Conversas: este ano em modo presencial e digital. “As Grandes Conversas da URDI constituem um programa de encontros e debates que decorrem anualmente na cidade do Mindelo no âmbito do certame, para refletir sobre questões fundamentais no domínio das artes para as sociedades contemporâneas. Artistas, artesãos, designers, mas também músicos e escritores, arquitetos e educadores, pensadores e produtores culturais de Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal fizeram partes das Grandes Conversas da URDI 2020.” Nesta especial edição foi lançada a Publicação das “Grandes Conversas, Arte, Artesanato e Design – URDI 17/18”.
  • URDI Júnior: envolveram crianças e adolescentes que durante um mês estiveram mergulhados a aprender o oficio do Arte nas suas múltiplas formas: gastronomia, música, tecelagem e cerâmica com os grandes mestres da ilha de São Vicente. URDI Júnior fez também parte das Grandes Conversas com “Apresentação das oficinas de investigação no âmbito do artesanato”.
  • Concurso Prêmio Djoy Soares: a Vencedora pelo voto Popular foi Leonor Soares Moreira da Cidade Velha e a Vencedora pela votação técnica da equipa do CNAD  foi Maria Firmina Andrade Alves da Boa Vista

 

  • Feira: marcado por um novo novo circuito descentralizado e inovador, saiu da Praça Amílcar Cabral em Mindelo para os ateliers e oficinas dos artesãos em quase todos os munícipios de Cabo Verde.

Na nossa óptica, consideramos que a URDI 2020 provou ser uma plataforma de excelência para a conexão, formação e promoção daquilo que melhor se produz pelos artesãos, designers e criadores Cabo-verdianos, revelando-se como o maior evento cultural realizado em Cabo Verde neste atípico e difícil ano de 2020 em que a maior parte dos certames foram cancelados ou adaptados à nova realidade. A URDI não só se adaptou como também trouxe uma grande e importante inovação no domínio cultural e dos eventos em Cabo Verde. Foi o primeiro certame nacional a ter um impacto directo em quase todos os municípios do país, a envolver mais de duas centenas de criadores e profissionais do sector cultural. Considerando o nosso contexto insular, o modelo da URDI 2020 revela-se como uma estratégia inteligente que merece ser analisada e pensada no enquadramento do Turismo Cultural em Cabo Verde. As novas tendências do turismo mundial apontam para a sustentabilidade e a baixa densidade, assim um roteiro de artesanato e design, que possa levar turistas nacionais e internacionais para visitarem ateliers e oficinas dos artesãos em todos os municípios do país, apresenta-se como uma oportunidade de ouro para o desenvolvimento do Turismo Cultural e para o Turismo de Base Comunitária.

Os nossos parabéns à equipa URDI 2020, liderada pelo Dr. Irlando Ferreira:

António Tavares, Artur Marçal, Aquiles Neves, Bento Oliveira, Benvindo Neves, Bob Lima, Carla Tavares, Cristian Andrade, Danilsa Media, David Monteiro, David Medina, Edivandro Spencer, Elisângela Monteiro, João Fonseca, Maria Miguel Estrela, Manuel Fortes, Ivan Spencer, Ineida Cruz, Joana Campante, José Pinto, Karine Patrício, Naynicel Santos, Renato, Risilene Fortes, Ricardo Fidalga, Rita Rainho, Sílvia Pires e SP LDA, Suzilene Andrade, Vanessa Monteiro e Vânia Pachito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui