Santo Antão Certificação de produtos agro-alimentares – grogue

0
762

A Incubadora de Agronegócios de Santo Antão (IASA) promoveu na Ribeira Grande, uma formação de cinco dias, em “certificação de produtos agro-alimentares – grogue”, destinada a empreendedores, agricultores/produtores e micro e pequenos empresários.

A ideia é capacitar, pelo menos, 30 empreendedores/produtores, micro e pequenos empresários e seus funcionários, de toda Ilha de Santo Antão, sobre o processo de certificação de produtos agro-alimentares, com enfoque específico no grogue, e “dissipar todas as dúvidas quanto a lei, os requisitos, entre outros”.

Trata-se de uma actividade que se enquadra no âmbito do Programa Academia MPME, criada pela ADEI, com o objectivo de “reforçar a capacidade empreendedora e as competências técnicas e de gestão dos micros, pequenas e medias empresas”, mediante a realização de acções de formação.

A realização desta formação surge da constatação de que “a aguardente de cana-de-açúcar é uma das bebidas alcoólicas mais populares em Cabo Verde” e, embora o seu consumo tenha sido cada vez mais frequente e precoce no seio da população, “grande parte dos consumidores possuem ainda pouca informação sobre as suas características”.

“Em Cabo Verde são notórias as consequências nefastas do uso abusivo da aguardente de cana-de-açúcar, devido ao seu fácil acesso e preço baixo, entre os consumidores” diz a nota explicativa do projecto, a que a Inforpress teve acesso, destacando “a dependência química, que compromete o normal funcionamento do sistema nervoso e funções cognitivas”.

Foi por isso, adianta o documento, que este assunto foi colocado “na linha da frente das preocupações das autoridades competentes, que desenvolveram legislação específica” para “estabelecer os requisitos segundo os quais se deve produzir a aguardente de cana-de-açúcar” como forma de “diminuir riscos para a saúde derivados do seu consumo e alcançar a segurança sanitária do produto”.

Certificação de produtos  agro-alimentares – grogue

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui