Queijo tradicional com presença confirmada na edição 2018 da Feira Internacional do Gosto

0
491

A cooperativa dos produtores de queijo da montanha, no Planalto Norte do Porto Novo, em Santo Antão, já está a preparar a presença, quarta consecutiva, do queijo tradicional desse planalto na Feira Internacional do Gosto, em Itália.

Irineu da Luz, representante dessa cooperativa, confirmou à Inforpress que o queijo tradicional do Planalto Norte voltou a ser convidado a marcar presença na edição 2018 deste certame, que deverá realizar-se no terceiro trimestre deste ano, numa organização da Fundação Slow Food.

“Já recebemos o convite e estamos já a preparar a nossa presença em Itália, através de dois criadores”, avançou este responsável, assegurando que tudo está a ser feito para que o queijo tradicional do Planto Norte se mantenha entre os melhores do mundo.

O queijo, que se faz, artesanalmente, de leite de cabra crú, no Planalto Norte, recebeu, em 2007, a chancela de património mundial do gosto e voltou a ser premiado em 2017, na edição da Feira Mundial do Gosto, em Brá, Itália, com a medalha “Slow Cheese Award”, ambas distinções atribuídas pela Fundação Slow.

A medalha “Slow Cheese Award” é um galardão concedido, desde 2011, pela Fundação Slow Food aos artesãos e pastores que rejeitam atalhos e continuam a produzir os seus produtos respeitando a sua naturalidade, tradições e sabores.

Já em 2016, o queijo tradicional do Planalto Norte havia ficado entre os melhores queijos produzidos em África.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui