Kavala Fresk Feastival regressa no dia 08 sob desígnio de reaproveitamento alimentar

0
1625

O evento gastronómico Kavala Fresk Feastival regressa dois anos depois às ruas, do Mindelo, no próximo final de semana, com três dias de actividades e que vão decorrer sobre o desígnio de reaproveitamento alimentar.

Desta vez, após dois anos de paragem devido à pandemia da covid-19, será com três dias de actividades, 08, 09 e 10 de Julho, e para a sua décima edição, que, conforme Josina Freitas da MariVentos avançou hoje em conferência de imprensa, será um momento “muito importante” para a população.

A novidade deste ano, segundo a mesma fonte, será a fomentação do lado social com o não desperdício de alimentos, ou seja, o movimento `Re-food´, que vai ser trabalhado com os restaurantes parceiros e a própria Câmara Municipal de São Vicente.

Josina Freitas explicou que a organização pretende fazer com que os restaurantes não desperdicem qualquer produto, pelo contrário, que os excedentes de comida possam chegar às famílias carenciadas que “tanto necessitam neste momento”, numa iniciativa em que a câmara municipal vai ajudar na recolha.

Do lado da edilidade, o presidente Augusto Neves, também presente na conferência, ressaltou a importância do Kavala Fresk Feastival 2022, muito pelo aspecto emocional, ao homenagear Dona Lima e Samira Pereira, duas figuras da cultura sanvicentina, falecidas recentemente.

A mesma fonte também se referiu ao “sabor especial” que terá o evento neste momento “tão difícil”, com respaldo na economia, mas, sobretudo na cultura.

“A câmara municipal abraça com força os eventos que mostram a identidade sanvicentina”, considerou Augusto Neves, para quem “a riqueza de São Vicente é cultura”.

Kavala Fresk arranca no final da tarde de sexta-feira, 08, com o “Kavala Mob”, desfile que deverá percorrer o circuito dos restaurantes, instalados na Rua Senador Barcelos e na Rua de Praia de Bote, que vão ser encerradas para esse fim, até à praia da Laginha,

A programação contempla ainda o habitual “Pexe n brasa”, mas, que, conforme a também organizadora Conceição Delgado, vai ter um formato diferente incidindo sobre o Mercado de Peixe do Mindelo

Isto é, ajuntou, a organização “desafiou” as peixeiras a inovarem e levando “da pedra à brasa” os peixes que os consumidores escolherem para comer.

O “Kavala cooking show” é outra das ementas, que neste ano vai promover profissionais, mas, também amantes da cozinha, como o antigo diplomata Luís Fonseca, “padrinho” do kavala Fresk Feastival, que deverá fazer uma refeição para 50 pessoas.

A figura da Dona Lili também será homenageada no “Karnavala”, que todos os anos permite aos grupos carnavalescos arrecadar fundos para os desfiles. A homenagem, assegurou Conceição Delgado, deverá ser mantida agora todos anos devido a importância que a empresária teve nesta festa do Rei Momo.

No âmbito da acção social, o festival promoverá mais uma vez o desfile dos carros clássicos “Kavala vintage car”, que agora adopta um novo formato, permitindo passeios em troca de quilos de alimentos, que vão ser revertidos aos trabalhadores do sector de saneamento da câmara municipal.

O evento faz-se ainda com desportos náuticos, agora em 2022 todo concentrado na praia da Laginha, nos dias 09 e 10, com provas de triatlo e um `teqball challenge”, com a participação de atletas de São Vicente e Santo Antão.

Do lado desportivo ainda está agendada competição de basquete de rua, nos sub-14, na Praça Nhô Roque, mesma praça que acolhe o “kavala Lab”, com rodas de conversa, e “Montra d´kmida” para exposição e venda de marcas e produtos nacionais.

Numa vasta programação, o Kavala Fresk Feastival abarca ainda outras actividades recreativas como o habitual “Kavala na mei d´mar”, ou seja, passeios de barco com música ao vivo, e “Stand up Kavala” com apresentações de comédia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui