Festa de Cinzas um produto gastronómico

A Câmara Municipal da Praia e os seus parceiros a Rank CV e a Novatur

0
1296

querem transformar a Festa de Cinzas num produto turístico gastronómico anual, por ser uma das festas mais tradicionais da Ilha de Santiago e também com intuito de despertar a atenção dos turistas que nos visitam nesta altura do ano.

Pelo segundo ano consecutivo os parceiros uniram para organizar este evento. A ideia é transformar esta festa num produto gastronómico de qualidade, forte e apetecível e a sua promoção deve passar as fronteiras do país, a diáspora, tornando o evento um marco de referência gastronómica na capital do país. Este produto vem aumentar o leque de opções para visitar Santiago e tornará uma referência na cidade da Praia, tornando um chamariz para a diáspora e para o turismo gastronómico a nível mundial.

A organização está a preparar um projeto para que as próximas edições tragam mais pessoas a participar neste evento gastronómico. Participam neste evento restaurantes da capital, tais como o Beira-Mar Grill, Bica d´Areia, Djila, Ipanema, Quebra Cabana, Poeta Panorama, Plaza e Pescador.

Para além de ser um evento de promoção gastronómica, também é um concurso gastronómico entre os restaurantes participantes, de acordo com o Diretor da Rank CV, Nelson Monteiro, vão confecionar pratos típicos de Cinzas como caldo de peixe seco com coco, “trotchida” (feita com feijão, ovos e óleo de coco, tubérculos e legumes cozidos), peixe seco cozido com legumes, Xérem com coco e cuscuz com mel. Os restaurantes serão avaliados pelos clientes através de um inquérito durante a hora do almoço e por uma equipa de jurados gastronómicos composto por três elementos que vão deslocar a todos os restaurantes para avaliar em cinco critérios: a apresentação do prato, a quantidade, porque a festa de cinza está associada a fartura, higiene alimentar, sabor e atendimento.

Segundo a organização do evento, após o términus desta edição vai iniciar a planificação com o objetivo de no próximo ano haja aumento de clientes, quer nacionais, estrangeiros e a diáspora, criando condições de receber turistas de todo o mundo e para isso a promoção e divulgação terão que ser a chave do sucesso e da sustentabilidade deste evento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui