Direcção-Geral do Turismo projecta Plano Estratégico até 2030

0
645
Direcção-Geral do Turismo

A Direcção-Geral do Turismo reuniu-se no dia 12 de Maio com os operadores turísticos no Sal com objetivo de recolha de subsídios para enriquecer o Plano Estratégico que está em elaboração, e que deverá ser apresentado no Dia Mundial do Turismo a 27 de Setembro de 2017.

A reunião realizou na Autarquia com a presença da maior parte dos operadores turísticos que consideraram nas suas intervenções que os problemas do turismo são antigos e identificados há vários anos e que agora resta arregaçar as mangas para trabalhar e realizar os anseios de todos. Defrontado com estas preocupações dos agentes turísticos, o Diretor Geral do Turismo, Carlos Jorge Anjos, esclareceu que estão a ser fortalecidos trabalhos com a cooperação técnica da Organização Mundial do Turismo e com o financiamento do Banco Mundial para o desenvolvimento de um plano estratégico no horizonte 2030, donde sairá, por sua vez, planos de ação a médio prazo, num horizonte de 4 em 4 anos. Ou seja, haverá um plano de acção estratégico 2017/2021 de 4 anos e haverá um plano Estratégico mais alargado para 2030.

Para que o Plano estratégico seja eficaz foram realizadas mesas redondas a nível nacional com todos os agentes económicos e turísticos, com a finalidade de recolher dados imprescindíveis da real situação do turismo para que sejam reflectidas nesse plano estratégico para que o Governo possa planificar as acções que vão ser realizadas nos anos vindouros.

Atualmente, não existe um Plano Estratégico alargado a médio e longo prazo para o Turismo. Existia sim, um plano Estratégico para Turismo do anterior Governo que já expirou em 2013. Para finalizar a sua intervenção o Diretor Geral do Turismo disse que o Governo está a elaborar este plano de acordo com as melhores práticas recomendadas pela Organização Mundial do Turismo, porque não querem um turismo que cresça de forma selvagem e desregulado, mas sim, querem um turismo sustentável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui