Cabo Verde e Canárias criam comissão técnica para seguir e avaliar projetos conjuntos

Os Governos de Cabo Verde e das Canárias

0
779

 criaram uma comissão técnica permanente que a partir de agora vai acompanhar todos os projetos em desenvolvimento nos dois arquipélagos e avaliar os seus resultados.

A comissão permanente foi criada durante a quarta cimeira bilateral Cabo Verde – Canárias, realizada na segunda-feira em Las Palmas, co-presidida pelo primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, e pelo presidente do governo das Canárias, Fernando Clavijo.

Em comunicado final da cimeira, ficou estabelecido que a comissão irá coordenar ações, seguir o desenvolvimento dos compromissos e avaliar os resultados dos projetos conjuntos, como forma de dar impulso à relação bilateral em assuntos políticos, económicos e territoriais.

A reunião enquadra-se na visita oficial de quatro dias que o primeiro-ministro cabo-verdiano realiza às Canárias e que termina hoje.

Ulisses Correia e Silva fez-se acompanhar pelos ministros dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares, das Infraestruturas e Ordenamento do Território, Eunice Silva, e do Turismo e Transportes e Economia Marítima, José Gonçalves.

Durante a cimeira, Cabo Verde e Canárias acordaram ainda reforçar a cooperação na área económica, agricultura e ambiente, ordenamento do território, a nível institucional e empresarial e académico.

O primeiro-ministro cabo-verdiano sublinhou a integração dos dois arquipélagos nas ilhas da Macaronésia, juntamente com Madeira e Açores, adiantando que o objetivo é terem um “papel relevante” na relação com a União Europeia e na ligação com África.

“Por isso, avaliamos positivamente mais este encontro. Sentimo-nos mais reforçados para continuarmos fortemente nesta cooperação institucional e empresarial com Canárias”, reforçou o chefe do Governo cabo-verdiano.

O presidente do governo das Canárias, Fernando Clavijo, salientou que foi criada uma aliança estratégica em áreas importantes como o desenvolvimento económico, educação e cultura.

“Vamos continuar a trabalhar para aprofundar áreas de interesse comum, concretamente as energias renováveis, água e saneamento”, precisou Fernando Clavijo, acrescentando ainda a economia azul, meio ambiente, ordenamento do território, turismo e agricultura como áreas que os dois arquipélagos reforçaram a cooperação.

Destacando a melhoria da ligação marítima e área entre os dois arquipélagos, o presidente do governo das Canárias apontou também avanços entre os dois executivos para preparar uma reunião das regiões da Macaronésia, em meados deste ano, nos Açores.

O que já está decidido é que no primeiro semestre deste ano, Cabo Verde, juntamente com outros países africanos, vai participar num fórum económico organizado pelo governo das Canárias, o Ministério dos Assuntos Exteriores espanhol e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

Cabo Verde é atualmente o país africano que tem maior presença empresarial nas Canárias, com cerca de 60 empresas instaladas na região, e também o segundo mercado africano mais importante para os produtos oriundos das Canárias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui