Ataques no Mar Vermelho beneficiam Cabo Verde

0
48

Os ataques Houthis contra os navios no Mar Vermelho está a aumentar o tráfego marítimo no corretor do Atlântico, fazendo com que o bunkering, fornecimento de combustível aos navios em Cabo Verde, registe um crescimento recorde.

Os ataques das milícias Houthi à navegação no Mar Vermelho, que dá acesso ao canal do Suez para depois os navios chegarem à Europa, estão a levar a um desvio de navios cargueiros para o corredor do Atlântico, fazendo com que o tráfego marítimo no Atlântico aumentasse mais de 80%.

Em declarações à televisão pública cabo-verdiana, o PCA da Vivo Energy, João Oliveira e Sousa, confirma que a venda de combustíveis para abastecimento de navios aumentou no país.

“Durante os últimos três meses nós tivemos um aumento, em média, de cerca 80% do combustível, entenda-se aqui é principalmente fuel, os navios é principalmente fuel, também algum gasóleo”, explica.

João Oliveira e Sousa considera que se trata de volume significante, com vantagens financeiras para o arquipélago, contudo admite que existem outras opções na região.

“É um volume que não podemos de forma alguma escurar, agora nota-se que Cabo verde não é a única opção para os navios aqui na região. A costa ocidental de África, por exemplo Dakar, e as ilhas espanholas. Este mercado que estamos aqui a ver, neste momento é considerável e claro que nos vai trazer benefícios financeiros”, nota.

De acordo com o governo de Cabo Verde, o fornecimento de combustíveis aos navios (bunkering) é um segmento prioritário, com estudos a apontarem que potencial de bunkering a realizar, no Porto Grande, poderá rondar os 4,4 milhões de toneladas/ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui