Afreximbank inteira-se do sector aéreo em Cabo Verde e dos planos futuros da ASA

O presidente do Banco Africano de Importação e Exportação

0
649

(Afreximbank) visitou ontem a Empresa de Segurança Aérea (ASA) na ilha do Sal, para se inteirar do sector aéreo em Cabo Verde e dos planos futuros da empresa.

A Afreximbank é uma instituição financeira que promove o financiamento, investimento, as trocas comerciais no Continente Africano, entre os países africanos.

Neste encontro testemunhado pelo ministro das Finanças, Olavo Correia, que se encontra na ilha do Sal no âmbito do 17º Seminário sobre Financiamento do Comércio Estruturado do Banco Africano de Exportação e Importação, que decorre em Santa Maria, foi dado a conhecer ao presidente Benedict Oramah, o que a ASA faz na vertente gestão de aeroportos como da FIR Oceânica.

O actual presidente do Conselho de Administração da ASA, Jorge Benchimol Duarte explicou em declarações à Inforpress, que durante o encontro fez-se a apresentação dos planos de investimentos futuros que tem a ver com o “up grade” dos vários aeroportos do país, mas também com a melhoria em termos de plataforma tecnológica para a própria gestão da FIR Oceânica do Sal.

“Há um plano que neste momento está a ser elaborado e que vai ser apresentado a várias instituições, nomeadamente instituições financeiras com quem vamos trabalhar”, apontou.

Segundo Benchimol, aproveitou-se também o momento para se apresentar a nova TACV que surge após o processo de reestruturação, onde se fez a apresentação do business plan, da ideia do hub que se vai construir, tendo o aeroporto do Sal como o epicentro de todas as operações.

“Aqui, basicamente, faz-se essa combinação…  a ASA enquanto entidade que gere os aeroportos, a TACV uma companhia aérea, nossa, cabo-verdiana, que vai ter como base o aeroporto do Sal, criar todas as condições necessárias”, esclarece Benchimol, apontando que a apresentação do business plan da TACV à Afreximbank, naturalmente, é para também mostrar a “consistência” do projecto para eventual financiamento na Afreximbank.

Enunciando alguns investimentos em curso no Sal, Boa Vista e na Praia, o novo PCA indica ainda, que de acordo com o Master Plan de cada aeroporto, há outros investimentos adicionais na melhoria de várias instalações, nomeadamente do lado terra, também algumas pistas, além de estudos a desenvolver que têm a ver com a expansão de alguns aeroportos.

“Mas aqui, a ideia é efectivamente, fazer um up grade geral em todos os aeroportos, sobretudo os quatro internacionais pelo volume de tráfego que geram e pela importância que têm no sector do turismo e na ligação de Cabo Verde com o mundo”, disse.

Da parte do banco, Jorge Benchimol Duarte disse que as ideias apresentadas foram “muito bem” acolhidas pelo presidente da Afreximbank e sua equipa.

“Naturalmente que essas coisas não acontecem de um dia para o outro, mas das conversas com o presidente Benedict  Oramah sente-se que há uma grande disponibilidade e vontade para fazer algo grandioso, algo muito bom para Cabo Verde”, concluiu.

Depois da visita à ASA, ao Aeroporto Internacional Amílcar Cabral (AIAC), a comitiva foi conhecer as Salinas, em Pedra de Lume.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui