A interligação submarina de fibra ótica do Senegal a Cabo Verde está quase 95% concluída

0
202

O projeto, que está agora em fase de finalização, promoverá o desenvolvimento da posição do Hub de TIC do Senegal na África Ocidental e acelerará o desenvolvimento da economia digital e da economia inovadora na região.

O projeto de interconexão de fibra ótica submarina do Senegal a Cabo Verde, apelidado de Senegal Horn of Africa Regional Express (SHARE), será concluído em breve. Esta é uma das declarações prestadas à imprensa na sexta-feira, 20 de janeiro, por Cheikh Bakhoum (foto), gerente geral da Senegal Numérique SA (SENUM SA).

“ Estamos em quase 95% em termos de conclusão das operações de implantação de cabos submarinos SHARE entre o Senegal e Cabo Verde, dois países localizados na África Ocidental”, disse Cheikh Bakhoum  ; antes de acrescentar que ”  este cabo permitirá ter uma melhor conexão de Internet até 16 terabits no futuro para o Senegal e 100 gigabits estarão disponíveis, assim que o cabo estiver operacional para a administração e para os operadores em geral que precisa de uma grande capacidade de Internet  .

Com uma extensão de cerca de 720 quilómetros, o cabo Share terá pontos de aterragem em Dakar e na Praia, capital e maior cidade de Cabo Verde, na ilha de Santiago. A infraestrutura de conectividade de alta velocidade realizada pela Huawei Marine Networks (HMN), será a primeira ligação direta entre o continente africano e as ilhas de Cabo Verde, situadas a cerca de 570 quilómetros da costa africana, no Oceano Atlântico.

Financiado pelo governo do Senegal, o sistema de cabo submarino SHARE servirá para introduzir uma rota de largura de banda internacional modernizada para a África Ocidental. Segundo o gerente geral da Senegal Numérique SA, o SHARE poderá ser inaugurado nos próximos meses dada a aceleração das obras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui