A ministra do Turismo, Artesanato e Economia Social e Solidária, Fatim-Zahra Ammor, reuniu-se, em Rabat, com Orlando Pereira Dias, Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Marrocos-Cabo Verde, acompanhado por uma numerosa delegação parlamentar cabo-verdiana, no âmbito de uma visita de trabalho ao Reino.
“A Sra. Ammor e o Sr. Pereira Dias enalteceram em primeiro lugar a excelência das relações políticas que unem os dois países, reforçadas pela recente abertura da Embaixada de Cabo Verde em Rabat, da Embaixada de Marrocos na Praia e do Consulado de Cabo Verde em Dakhla, confirmando a amizade e fraternidade dos dois países, bem como o apoio da Praia à integridade territorial e soberania do Reino”, diz um comunicado de imprensa do Ministério do Turismo, Artesanato e Economia Social e Solidária.
Nesta ocasião, Pereira Dias enalteceu a Visão Real para o Atlântico e expressou a sua gratidão pelos esforços constantes de Sua Majestade o Rei Mohammed VI para o desenvolvimento e prosperidade do Reino, bem como pelo seu empenho no progresso do continente africano e na promoção da paz à escala global.
Por seu lado, Ammor sublinhou que Marrocos está decididamente empenhado em desenvolver uma cooperação turística dinâmica com Cabo Verde, no quadro da cooperação Sul-Sul preconizada por Sua Majestade o Rei Mohammed VI, nomeadamente através da partilha de experiências, e do acolhimento de mais estudantes cabo-verdianos em instituições de hotelaria e formação turística sob a tutela do ministério.
No final desta reunião, o ministro disse que a assinatura em 28 de janeiro de 2025 em Marrakesh pelo Marrocos e pela ONU Turismo do acordo de sede para o estabelecimento do primeiro Escritório Temático de Turismo da ONU dedicado à inovação para a África, consagra o compromisso do Reino de trabalhar em estreita colaboração com os Estados-Membros africanos, com vista a promover o crescimento do turismo inclusivo no continente.